Skip to content

Acopladores óticos

Todos os inputs/entradas do controlador Aurum possuem acoplamento ótico. Mas você sabe o que é um acoplador ótico? Pra que serve esse dispositivo? Não tem muito segredo, mas é um detalhe muito importante em um projeto de hardware!

Um acoplador ótico é um dispositivo super simples que transforma um sinal elétrico em luz… e luz em sinal elétrico! Tudo acontece em uma escala minúscula, dentro de um chip, então você nem consegue enxergar esse processo, mas o efeito é crucial.

Com essa conversão, o acoplador ótico funciona como um isolador elétrico. Se acontecer uma descarga elétrica, por exemplo, o acoplador ótico (que é super barato e fácil de trocar) pode até queimar, mas as partes mais importantes do seu equipamento vão ficar seguras.

Na série Bits and Bytes no nosso canal do Youtube, em que falamos de várias curiosidades e detalhes técnicos, temos um vídeo em que o Adonis explica direitinho pra gente esse processo!

#iongrade #desenvolvimento #hardware #software #controledeacesso #segurancaeletronica #sindicoprofissional #condominioresidencial #condominio #iot #tecnologia